segunda-feira, 14 de maio de 2012

Hollande despede-se do Partido Socialista e pede maioria

Na véspera de tomar posse como Chefe de Estado de França, François Hollande reuniu-se esta segunda-feira com a sua formação, o Partido Socialista, e pediu uma maioria «ampla, sólida e leal» nas legislativas de Junho, que o ajude a realizar o projecto de governo com o qual ganhou as presidenciais de 6 de Maio.
No seu discurso diante da comissão do Partido Socialista francês, Hollande solicitou «um voto de coerência» nas eleições de Junho, não só para apoiar o Governo, mas também para tornar possível a tomada de medidas. «Para ganhar umas eleições há diversas condições. A primeira é a unidade», disse o presidente eleito, que amanhã sucederá o conservador Nicolas Sarkozy à frente do país.
Na reunião, o político ainda disse que aquela era a última vez que falava diante do conselho nacional, pelo menos nos próximos cinco anos, período do mandato como presidente da França. Hollande aproveitou a ocasião para agradecer o partido pelo aprendizagem nos sucessos e fracassos.
Após tomar posse, Hollande anunciará o nome do novo primeiro-ministro. Até agora, o chefe dos deputados socialistas, Jean-Marc Ayrault ou a primeira secretária do agrupamento, Martine Aubry, aparecem como os favoritos para serem nomeados para o cargo.
O encontro, o primeiro desde o início de Maio quando Hollande venceu as presidenciais, marca o lançamento da campanha para as novas eleições, nos quais a sua ex-mulher, a ex-candidata socialista à presidência francesa, Ségolène, Royal, solicitou o apoio para poder passar «das palavras aos actos».
Hoje,Diário Digital

Sem comentários: