quarta-feira, 9 de maio de 2012

Líder da esquerda radical grega quer encontrar-se com François Hollande

O chefe do partido da esquerda radical grega Syriza, que defende o anulamento do memorando entre a Grécia e a Troika, pediu para se encontrar com François Hollande durante a visita que vai fazer à capital francesa na quinta-feira. Alexis Tsipras, que, desde terça-feira, tem a seu cargo a tarefa de tentar formar um novo governo em Atenas, vai a Paris encontrar-se com o líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon.

A notícia do pedido surgiu pela primeira vez na página internet do jornal da esquerda francesa Humanité e foi depois confirmada por um porta-voz do Syriza.
Alexis Tsipras quer falar com o presidente eleito de França antes de sexta-feira, que é quando termina o prazo para apresentar uma solução de governo para a Grécia. Hollande tem sido uma voz crítica em relação à rigorosa austeridade defendida pela Alemanha, por esta não ser acompanhada de medidas para fomentar o crescimento da economia.
As declarações do líder da esquerda radical grega, que defende uma coligação de partidos de esquerda para denunciar o acordo com a troika e acabar com a austeridade, tem vindo a provocar avisos de Bruxelas de outros líderes europeus. 
RTP,António Carneiro-9 de Maio de 2012

Sem comentários: