domingo, 2 de maio de 2010

Homenagem à Maternidade, por Picasso



Homenagem a todas as Mães, incluindo as que já partiram.

OC

4 comentários:

MFerrer disse...

E tanto que nós precisamos de uma nova geração de mães com muitos, muitos filhos...escolarizados, com empregos e em liberdade!
Seria bom que fosse possível ;)), Não era?

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Picasso...uma complexidade!
Fico-me por uma breve "pincelada" suscitada por esta bela publicação carregada pela sua extrema sensibilidade.
Picasso criou signos que representam a realidade ao invés de descrevê-la e abandonou as normas tradicionais da beleza pela barbarização da figura humana. As suas obras refletem a visão do artista relativamente ao feminino, sobre a mulher, o momento social e o posicionamento social das mulheres em cada época e a relação estabelecida entre o artista e o feminino.
Dentro das representações da figura humana, Picasso representou especialmente a feminina. Influenciado pelos acontecimentos da sua vida pessoal e principalmente pela sua vida amorosa, intensa e permeada por diversos romances, Picasso retratou a mulher, as suas várias mulheres e musas...de diferentes maneiras e de variadas formas.
Para ele, homem e mulher apoiavam-se em relações em que não exisitia diálogo e a supremacia do masculino era algo de inquestionável, porque era ao homem a quem cabia a protecção, era ele o ser supremo da relação.
A representação da Mãe com o seu filho sinaliza que a posição da mulher estava ligada à Maternidade, isto é, a posição social de Mãe. Assim, a maternidade é elevada ao mito e a unidade representada entre a Mãe e a Criança é emocional e psicológica.
Com esta breve pincelada, deixo-lhe um Abraço Amigo, no dia da Mãe e, em especial, das Mães que já partiram.
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Caro MFerrer,

Acredito que ainda será possivel...sim tudo isso que elencou...é uma questão de empenhamento porfiado e bom senso. Não somos dos que desistem...
Estou consigo!
Abraço,

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Mais um texto de excelência, agora sobre Picasso e as suas complexidades.
Acho que está na hora de lhe fazer um desafio...com tanta criatividade e conhecimento,a Ana tem de avançar para a criação do seu próprio blogue. Não pode limitar-se ao " jornal da terra", que é importante, e às caixas de comentários.
Pense nisso V/ tem tudo para fazer um blogue que seja lido por gente multifacetada e com apetências culturais diversas...
Um abraço amigo.
Volte sempre,