domingo, 9 de maio de 2010

O Hino da resistência francesa, 65 anos depois


Mireille Mathieu dá voz ao canto da resistência francesa que alastrou pela Europa dos combatentes contra o exército de ocupação nazi.Conjuntamente com a canção "Bella Ciao" terão sido verdadeiramente os Hinos de apelo à resistência e ao combate na Europa Ocidental, onde as brutais hostilidades cessaram em 8 de Maio de 1945, já lá vão 65 anos.
Em 22 de Abril desse ano, Berlim caíu às mãos das tropas soviéticas.A 30 de Abril Hitler põe termo à vida no seu "bunker". A 7 de Maio de 1945 os restos do governo nazi rendeu-se incondicionalmente às tropas Aliadas, integradas por americanos, russos, ingleses e franceses.
A guerra estava terminada em 8 de Maio, por força do clamor de vitória nas ruas e formalmente, a 9 de Maio, por isso, hoje, considerado o Dia da Europa.


OC

9 comentários:

Sancudo disse...

Com as saudações da casa.
E bom Domingo!

Sancudo disse...

Com votos de bom Domingo.

http://burning.typepad.com/burningman/files/bella_ciao_rita_parvone.mp3

http://burning.typepad.com/burningman/files/canciones_de_la_guerra_civil_espanola_bella_ciao.mp3

http://burning.typepad.com/burningman/files/bella_ciao_tryo_zebda.mp3

Ana Brito disse...

Caro Osvaldo
O dia 9 de Maio - Dia da Europa - deve ser comemorado com apelos à memória histórica e sendo um símbolo da União Europeia constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos.
Eu quero ser europeia num cantinho qualquer de Portugal...
Viva a Europa, Viva a Comunidade!
Abraço Amigo
Ana Brito

folha seca disse...

Caro Osvaldo

Visitar o teu blogue é sempre um prazer, extraindo-se sempre grandes lições.
Em tempos de “incerteza” é importante não deixar cair no esquecimento, acontecimentos que estão “longe” mas que marcaram profundamente a nossa Europa e o Mundo e cujas sequelas ainda por aí andam.
Ao ilustrares a História com músicas e canções da época, consegues com mestria dizer-nos que estás atento e dás um grande contributo para que não se deixe “apagar a memória”.
Abraço

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Osvaldo Castro,

Desconhecia a simbólica ligação entre estas duas datas tão importantes da História da Europa: a libertação da Europa do jugo Nazi e a celebração da Europa como unidade cultural e institucional. Sem dúvida que em tempos adversos os hinos são fundamentais para levantar o ânimo dos resistentes. E estes desempenharam um papel crucial na ajuda das forças exógenas de libertação da Europa ao "minar" com ciladas as tropas ocupantes e passar informações estategicamente relevantes para o exterior.

Recordo-me sempre do extraordinário filme do comediante Louis de Funès intitulado "A Grande Paródia" em que uns aviadores ingleses caídos na cidade de Paris ocupada em 1942 são ajudados por franceses a escaparem à busca Nazi para os apanharem e levados para a zona livre. A não perder para quem não conheça e goste deste género de filmes!

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Carta a Garcia disse...

Caro Sancudo,
Obrigado e bom dia da Europa...Claro que a "Bella Ciao", música de combate e resistência também será aqui publicada em momento adequado.
Abraço,

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Claro, ser europeu num cantinho qualquer de Portugal e num cantinho qualquer do Mundo.
Obrigado pelo seus comentários sempre tão oportunos.
Abraço.

Carta a Garcia disse...

Caro Folha Seca,

Nem sei como responder aos teus reiterados gestos de boa vontade para com a minha pessoa. Creio que só uma longa amizade forjada em combates duros entre um jovem operário vidreiro e um menos jovem, oriundo das lutas estudantis, o poderá cabalmente explicar.
Forte abraço...Não, não deixaremos que se apague a memória.

Forte abraço.

Carta a Garcia disse...

Meu Caro Nuno Sotto Mayor Ferrão,

Muito obrigado pelos S/ comentários que, além do mais, enriquecem pela sua consistência e oportunidade o "A Carta a Garcia"...Sim, se me lembro com rigor do que li, os governos aliados tinham a festa preparada para 9 de Maio, mas o clamor popular e os meios de comunicação social anteciparam a Festa para 8 de Maio.Claro que a Festa durou vários dias e 9 de Maio veio a ser oficializado como o Dia da Europa.E sim, " A grande Paródia" com Louis de Funés é imperdível!
Muito obrigado pelo acompanhamento que faz deste blogue.
Volte sempre,
Cumprimentos,