domingo, 30 de maio de 2010

Presidenciais: Sócrates propôs formalmente apoio do PS à candidatura de Alegre

Lisboa, 30 mai (Lusa)

"O secretário geral do PS, José Sócrates, propôs hoje, formalmente, o apoio dos socialistas à candidatura presidencial de Manuel Alegre, disse à agência Lusa fonte da Comissão Nacional deste partido.

Segundo a mesma fonte, na reunião da Comissão Nacional do PS, José Sócrates foi o primeiro a falar no ponto dedicado à decisão dos socialistas sobre a candidato a apoiar nas eleições presidenciais.

“O PS é um partido de responsabilidade” e “não se abstém” perante as principais decisões, afirmou José Sócrates, citado por um dos presentes na reunião.

Com estas palavras, José Sócrates afastou a tese da corrente que defendia que o PS não deveria apoiar nenhum candidato nas eleições presidenciais, dando liberdade de voto aos seus militantes.

Em relação à candidatura de Manuel Alegre, Sócrates declarou que o seu partido e o candidato partilham um valor comum: “o do progressismo”.

PMF/LUSA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Osvaldo
O "progressismo" consiste na ideia de que a História humana é marcada por estádios crescentes de moralidade a nível individual e civilização a nível social. Estas etapas progressivas manifestam-se em todas as dimensões da vida colectiva, inclusive, a cognitiva e a técnica. As coisas, efectivamente, podem melhorar com o passar do tempo, sendo isto um processo natural determinístico.
Será este o sentido que Sócrates atribui ao tal "valor comum"?
Um Abraço Amigo
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Cara Ana Brito,

Creio que tem toda a razão nas suas asserções. O que Sócrates pretendeu deixar claro é que Alegre é um socialista com uma visão aberta e avançada do mundo e da vida.E nisso coincide, naturalmente, com os valores programáticos do PS.
Vale por dizer que Sócrates não defende que o apoio do PS a Alegre possa ser tomado por arrimo táctico mas antes por defesa convicta dos valores que o candidato há muito defende
Abraço Amigo,