segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

APAV - "Corta com a Violência": campanha contra Violência nas Crianças e Jovens

via apav.pt

A APAV lança agora a campanha “Corta com a Violência: quem não te respeita não te merece”. O objectivo desta campanha é sensibilizar, em particular os mais jovens, para algumas formas de violência que têm lugar no contexto escola, designadamente o bullying, a violência sexual e a violência no namoro, através de uma abordagem preventiva e simples que não se limita a evidenciar factos mas que é promotora de uma atitude: quem não me respeita não me merece.

Por outro lado, procurou-se chamar a atenção para formas de violência mais subtis e frequentemente menos valorizadas, não apenas pelos jovens mas também pela comunidade em geral: o gozo, a humilhação e intimidação, os comentários e toques de natureza sexual e as atitudes controladoras nos relacionamentos de namoro. Ainda que usualmente menos graves em termos de impacto físico, sabemos que a utilização e tolerância a estes comportamentos podem preceder a ocorrência de actos de violência mais graves.

A APAV, através da sua rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima e da sua rede de voluntariado, tem procurado dar visibilidade à violência exercida contra as crianças e os jovens através da sua acção junto dos alunos no seio da comunidade escolar, alertando para as diferentes formas de violência e para a importância de denunciar e pedir ajuda.




2 comentários:

São disse...

Apoio a campanha.

Mas poderia dizer o mesmo da APAV relativamente ao modo como me tratou quando a contactei para me oferecer como voluntária: quem não me respeita , não me merece!!

Um boa semana, caro Osvaldo.

Carta a Garcia disse...

Cara São,
O importante é a campanha e a sua substância...mas, creio que a situação que refere mais não pode ser do que um lapso...
A APAV está geralmente aberta à colaboração de Voluntários...Faça-me um favor...insista e renove os seus préstimos como Voluntária...
Cumprimentos,
OC