domingo, 6 de maio de 2012

Hollande presidente, Sarkozy concede derrota


O socialista recebeu 52,7% dos votos dos franceses, segundo estimativas à boca das urnas. Ao derrotar o atual inquilino do Eliseu, o conservador Nicolas Sarkozy (48%) volta a pôr um socialista na presidência de França após 17 anos.
"França tem um novo presidente da República, é uma escolha democrática, republicana. François Hollande é o novo Presidente de França e deve ser respeitado", afirmou Nicolas Sarkozy num discurso em que concedeu a derrota face a François Hollande na segunda volta das presidenciais.
Diante dos partidários reunidos em Paris, o atual inquilino do Eliseu garantiu: "Preparo-me para voltar a ser um francês entre os franceses".
No campo de Hollande, ainda os institutos CSA, TNS Sofres, Ipsos e Harris Interactive não tinham divulgado os resultados e já o porta-voz do candidato socialista, Benoit Hamon, comentara: "É uma grande honra!".
Na sede dos socialistas a festa começou ainda antes do encerramento das urnas, às 20h (19h em Lisboa). Segundo as estimativas, a abstenção deverá rondar os 18,5%.
Os dois candidatos votaram logo de manhã. François Hollande no seu feudo e Tulle, na Corrèze (centro) e Nicolas Sarkozy no muito selecto XVI bairro de Paris.
Vencedor da primeira volta com 28,83% dos votos (contra 27,18% de Sarkozy), Hollande torna-se assim no primeiro socialista no Eliseu desde a saída de François Mitterrand, em 1995, depois de dois mandatos de sete anos.
Dn.pt/HT-hoje

1 comentário:

folha seca disse...

Caro Osvaldo
Naturalmente que não espero milagres, mas alguma coisa mudou. A François Hollande não se põe aquela velha questão "que fazer com esta vitória". Os eleitores Franceses foram claros.
Abraço
Rodrigo