terça-feira, 8 de maio de 2012

Silva Carvalho: Ex-espião acusado de usar agentes em prol da Ongoing

Ministério Público diz que ex-director do SIED recorreu a operacionais do serviço para obter informações sobre empresários ligados a um negócio na Grécia.
Jorge Silva Carvalho, antigo director do Serviço de Informações Estratégicas e Segurança (SIED), é acusado pelo Ministério Público de recorrer a espiões do próprio serviço para "mostrar a Nuno Vasconcellos", presidente da Ongoing, "o valor da sua experiência no SIED, dos seus contactos nos Serviços e dos que obtivera por via das suas anteriores funções, bem como da capacidade de obter informações por via dos Serviços". Tudo, segundo o despacho de acusação da 9ª secção do DIAP de Lisboa, "de modo a ser contratado pelo Grupo, para lugares de membro executivo ou de presidente executivo de Conselhos de Administração de sociedades do Grupo e nas melhores condições remuneratórias e de capacidade de decisão"
Este é um dos episódios relatados na acusação do Ministério Público contra o ex-director do SIED, Jorge Silva Carvalho foi acusado de violação de segredo de Estado, abuso de poder, corrupção passiva e acesso indevido a dados pessoais. O presidente do grupo Ongoing, proprietário do jornal Diário Económico, foi acusado de corrupção passiva, enquanto que João Luís, antigo director operacional do SIED, foi acusado acusado de abuso de poder, acesso indevido a informação.
Alguns dos crimes imputados a Jorge Silva Carvalho e a João Luís dizem respeito às suspeitas de obtenção de uma listagem de telefonemas do ex-jornalista do Público Nuno Simas.
Dn.pt.-por: Carlos Rodrigues Lima-Hoje

4 comentários:

São disse...

Esperemos que alguén vá mesmo cumprir pena de prisão desta vez...mas duvido!

Um bom resto de tarde, meu caro Osvaldo

Osvaldo Castro disse...

Cara São, não quero,nem devo, antecipar decisões judiciais...mas que a carga acusatória é grave, disso não duvido...se os crimes se provarem, naturalmente que a pena correspondente será rigorosa e dura.
Abraço,
OC

Curioso disse...

Irá tudo ficar em banho maria, como sempre.

Osvaldo Castro disse...

Meu Caro, muito me espantava que assim fosse...a peça acusatória fala de violação de segredo de estado(!), corrupção activa para acto ilícito...entre outros...não se esqueça que se verificou uma grave invasão da privacidade do jornalista Nuno Simas...intercepção de telefones e correio electrónico...
Se isso for provado...a pena vai ser muito dura...!
OC