quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Compras da China a Portugal cresceram 64% até junho para 633 milhões de euros


A China comprou a Portugal até junho produtos no valor de 778 milhões de dólares (633 milhões de euros), mais 63,9% do que no primeiro semestre de 2011, indicam dados oficiais hoje divulgados.
Já para Portugal - terceiro parceiro comercial da China no universo lusófono - seguiram, até junho, mercadorias chinesas avaliadas em 1,2 mil milhões de dólares (997 milhões de euros) - menos 11,8% em relação ao período homólogo do ano passado -, segundo as estatísticas dos Serviços da Alfândega da China.
Com efeito, o volume das trocas comerciais luso-chinesas atingiu 2 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros) na primeira metade do ano, refletindo um crescimento anual na ordem dos 7,4%.
Entre janeiro e junho, as trocas comerciais entre a China e os oito países de língua portuguesa aumentaram 22% em termos anuais, alcançando 63,7 mil milhões de dólares (51,8 mil milhões de euros).
Os dados divulgados incluem São Tomé e Príncipe, apesar do país manter ligações com Taiwan e não participar diretamente no Fórum Macau.
A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como plataforma para o reforço da cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa no ano de 2003, altura em que estabeleceu o fórum que se reúne ao nível ministerial de três em três anos.
01/08/2012-| Dinheiro Vivo

Sem comentários: