sexta-feira, 10 de agosto de 2012

OIT contesta posição do BCE e diz que baixar salários seria pior para a economia

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) já veio contestar a recomendação do Banco Central Europeu (BCE) a alguns países da zona euro, entre eles Portugal, para baixarem os salários, alertando para o efeito negativo que a medida produziria no mercado de trabalho e na economia.
O BCE reabriu o debate sobre a competitividade dos países sob intervenção externa, sugerindo no seu relatório mensal que países como Portugal, Grécia, Irlanda, Chipre ou Espanha (sob assistência financeira à banca) avancem com mais reformas estruturais para corrigirem os desequilíbrios macroeconómicos. Algumas delas, segundo a autoridade monetária, passam pela redução dos custos unitários do trabalho (abolindo a indexação salarial e baixando o salário mínimo, por exemplo) e pela flexibilização da legislação de protecção do emprego.
A OIT alerta, porém, que baixar salários num período de crise, embora leve a um aumento das exportações, pode fazer baixar o consumo interno (o que está a acontecer em Portugal com a aplicação do plano de ajustamento da troika) e comprometer o crescimento.(LER MAIS)

10.08.2012 - 18:45 Por:Público, Pedro Crisóstomo


Sem comentários: