sexta-feira, 17 de agosto de 2012

UE considera "desproporcionada" condenação de jovens do grupo russo Pussy Riot

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE),  Catherine Ashton, condenou hoje a sentença aplicada a três jovens do grupo  'punk' russo Pussy Riot, considerando a decisão da justiça russa "desproporcionada".
O tribunal Khamovnitcheski, em Moscovo, declarou hoje três jovens do  grupo 'punk' feminino culpadas do crime de vandalismo, condenando as cantoras  a dois anos de prisão. "Estou profundamente dececionada com o veredicto do tribunal de Khamovnitcheski  na Rússia. Esta sentença é desproporcionada", indicou Ashton, num comunicado.Recordando as denúncias de alegados "maus tratos" e de "irregularidades"  durante a detenção e o julgamento das jovens, Ashton afirmou que este caso  levanta "sérias questões" sobre o respeito do Estado de direito na Rússia.
Este assunto, sublinhou a Alta Representante da UE para os Negócios  Estrangeiros, "é contrário às obrigações internacionais da Rússia em matéria  do respeito da liberdade de expressão". 
O caso do grupo Pussy Riot junta-se a um recente "ressurgimento de atos  de intimidação de caráter político e de perseguição de militantes da oposição"  na Rússia, referiu Ashton, salientando que este cenário tem suscitado uma  "preocupação crescente" na UE. "O respeito pelos direitos humanos e pelo Estado de direito é um elemento  indispensável para as relações UE-Rússia", acrescentou. Na mesma nota informativa, Ashton expressou o seu desejo de que a sentença  das três jovens seja revista em conformidade com os compromissos internacionais  da Rússia. 
As três jovens - Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Ekaterina Samoutsevitch,  de 29, e Maria Alekhina, de 24 -, entraram encapuzadas em fevereiro passado  na catedral do Cristo Redentor (ortodoxa) em Moscovo e cantaram uma canção  de protesto na qual pediam à Virgem para "perseguir" o Presidente russo  Vladimir Putin. As cantoras foram detidas em março e mantidas até hoje sob custódia policial. 
Hoje-Lusa,Sic Notícias   

Sem comentários: