sexta-feira, 22 de julho de 2011

Terror em Oslo,pelo menos 11 mortos em explosão e tiroteio


por: DN.pt,Hoje

A explosão junto do edifício do gabinete do primeiro-ministro em Oslo foi provocada por uma bomba e fez pelo menos sete mortos. Seguiu-se um tiroteio num encontro de jovens. A televisão NRK fala em vários feridos e quatro mortos.

Um homem disfarçado de polícia abriu fogo ao final da tarde num encontro da juventude trabalhista em Utoeya, uma ilha nos arredores de Oslo, cerca de uma hora após o rebentamento de uma bomba perto do edifício do gabinete do primeiro-ministro que causou pelo menos sete mortos e dois feridos graves.

Este encontro registava cerca de 700 jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Notícias veiculadas pela televisão NRK dão conta da existência de vários feridos e quatro mortos.

A polícia confirmou que se registou um incidente no local, onde estava previsto que o primeiro-ministro se deslocasse para dar uma conferência. A Reuters noticiou que a polícia já deteve a pessoa envolvida no tiroteio na ilha de Utoeya.

Em declarações à televisão NRK, Andrew Boyle, um jornalista noruguês, referiu que um grupo denominado "Helpers of the Global Jihad" informou através de uma mensagem que isto seria apenas o início de uma reacção à publicação de caricaturas de Maomé em vários jornais.

Um porta-voz da polícia, entretanto, já informou que as autoridades estão a controlar todos os terminais de aeroportos e outros transportes. O centro de Oslo está também a ser evacuado. O mesmo porta-voz não confirmou que a explosão tenha sido feita através do rebentamento de um carro. Há ainda outra notícia que dá conta de um pacote suspeito na televisão estatal norueguesa.

A polícia noruguesa acredita que existe uma relação entre o atentado à bomba e o tiroteio que se seguiu na ilha de Utoeya.

Explosão fez pelo menos sete mortos e vários feridos

A explosão ao início da tarde junto ao edifício do gabinete do PM norueguês foi provocada por uma bomba ou mais bombas. A polícia confirma sete vítimas mortais (suspeita-se que haverá mais vítimas) e dois feridos graves. Por causa da explosão, os escritórios da zona da baixa de Oslo tiveram de ser evacuados. A detonação rebentou com a maioria das janelas do edifício governamental, onde se localiza o gabinete do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, que não estava presente na altura da explosão.

O El Mundo escreve no seu site que a polícia norueguesa admite que um número ainda por determinar de pessoas morreram vítimas da explosão. Existem também vários feridos.

A BBC avança que um dos edifícios atingidos era a sede do maior tablóide norueguês, VG. Um jornalista descreveu a situação: "Vi algumas janelas do edifício da VG e também do edifício do governo rebentarem. Algumas pessoas estavam deitadas no meio da rua, cobertas em sangue. Há vidro por todo o lado. É o caos total. As janelas de todos os prédios que nos rodeiam explodiram." Segundo o canal inglês há "pelo menos oito" feridos.

Sem comentários: