sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Gregos confrontam-se nas ruas

10/02/2012-Cristina Peres/Expresso.pt


Polícia responde com gás lacrimogéneo às pedras e cocktails Molotov lançadas pelos manifestantes.
Os manifestantes atiram pedras e cocktails Molotov às forças policiais, que tentam repor a ordem recorrendo ao uso de gás lacrimogéneo
A cidade de Atenas está neste momento transformada em palco de confrontos. Os manifestantes, que atiram pedras e cocktails Molotov às forças policiais, que, por sua vez, respondem com gás lacrimogéneo na tentativa de restabelecer a ordem, deram largas à sua raiva no início de uma greve de 48 horas convocada pelas centrais sindicais.
Os manifestantes protestam contra as medidas de austeridade aprovadas sob a pressão dos ministros da zona euro.
Espera-se que o Parlamento grego aprove no próximo domingo um pacote de cortes e reformas do qual depende, de acordo com os agentes europeus, a aprovação de novo fundo de resgate que a Grécia deverá receber, no valor de 130 mil milhões de euros.
20% de desempregados
As condições impostas pelos ministros da zona euro incluem uma redução orçamental de 325 milhões de euros e que a coligação grega dê "fortes garantias políticas" da aplicação do programa de cortes.
Com a taxa de desemprego ultrapassando os 20%, o país está já sufocado pelo anterior pacote de medidas de austeridade posto em vigor para fazer face ao primeiro resgate. A situação atual da Grécia ameaça a estabilidade da zona euro, relançando o temor sobre o futuro da moeda única.

Sem comentários: