Um Link Inevitável à "Nossa Candeia"...ou do foguetório sobre a anexação do território oliventino!
Algo que vale a pena seguir e combater..."um senhorito alcalde"de Olivença, eleito pelo Partido Popular, prepara-se para comemorar a derrota do povo oliventino, mais de 200 anos passados sobre a violação das regras do direito internacional...Verdadeiramente uma "estória por contar"...a que alude a Doutora Ana Paula Fitas,que publicou "Olivença e Juromenha uma história por contar", que também serviu de base à sua tese de doutoramento, e é reconhecida especialista na matéria, na perspectiva, também antropológica, sobre as relações e interações político-diplomáticas, sociais e económicas nos espaços transfonteiriços e da problemática oliventina.Algo a que o MNE não deverá ficar alheio...!
Muito agradeço o "link inevitável" com que honra a problemática de Olivença e cujas generosas palavras, de facto!, me sensibilizam profundamente. Um grande abraço.
É um Link bem merecido...e que é consonante com o modo como tem estudado a problemática transfronteiriça, marcadamente Olivença. O gosto foi meu... Abraço... OC
Na guerra entre os EUA e a Espanha, a propósito da despótica colonização espanhola de Cuba, ocorreu o episódio que deu origem à frase “Levar a carta a Garcia”, divulgada por Elbert Hulbard em 1899. O presidente americano, Mackinley, precisou de contactar com um dos chefes da guerrilha cubana, o general Garcia. Chamou um tal Soldado Rowan e passou-lhe uma carta para ser entregue, em Cuba, ao comandante rebelde. Pelo que se conta, Rowan, sem nada perguntar, meteu a missiva numa bolsa impermeável e partiu para Cuba. Percorreu montes e vales, selvas e praias, mas, quatro dias depois, entregou a carta a Garcia e regressou aos EUA para dar conta do cumprimento da missão ao seu presidente. É este o sentido da expressão que dá título a este blogue: “Cumprir eficazmente uma missão, por mais difícil ou impossível que possa parecer”. (in Ciberdúvidas)
2 comentários:
Carissimo amigo Osvaldo Castro,
Muito agradeço o "link inevitável" com que honra a problemática de Olivença e cujas generosas palavras, de facto!, me sensibilizam profundamente.
Um grande abraço.
Estimadíssima Amiga,
É um Link bem merecido...e que é consonante com o modo como tem estudado a problemática transfronteiriça, marcadamente Olivença.
O gosto foi meu...
Abraço...
OC
Enviar um comentário