quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Egito:Adeptos do Al-Ahly contestam militares no poder

por:dn.pt-Hoje
Os incidentes no jogo de Port Said, com 74 mortos, estão a ter consequências políticas. Os adeptos do Cairo querem marchar sobre a cidade rival e culpam o conselho militar pelos incidentes.
Adeptos do popular clube de futebol Al-Ahly estão a protestar no Cairo contra o conselho militar no poder, culpando as autoridades pela morte de mais de 70 pessoas num jogo de futebol com o rival al-Masry, em Port Said. O balanço provisório de mortos nos incidentes é agora de 74. O número de feridos ascende a 248. A maioria das vítimas pereceu em movimentos de multidão, mas houve também pessoas que sofreram ferimentos de arma branca.
A Assembleia do Povo, recém-eleita, reúne hoje de emergência para discutir as consequências do episódio e a atuação da polícia está a ser posta em causa pelos testemunhos. Os adeptos do al-Ahly terão sido atacados pelos fãs do al-Masry sem que a polícia impedisse o seu avanço. Quando as pessoas fugiram para as saídas do estádio, estas estavam fechadas. Muitos espetadores ficaram esmagados numa corredor estreito.
Os adeptos do Cairo querem hoje fazer uma marcha contra Port Said, onde as lojas fecharam portas. E o partido que venceu as eleições, Justiça e Liberdade (braço político da Irmandade Muçulmana) acusa membros o antigo regime de Hosni Mubarak de terem planeado esta ação.

Sem comentários: