sábado, 12 de março de 2011

Comissão Europeia e BCE saúdam medidas portuguesas de austeridade




Numa nota conjunta, Durão Barroso e Jean-Claude Trichet entendem que estas medidas vão permitir a Portugal cumprir os limites de défice para os próximos anos.
A Comissão Europeia e o Banco Central Europeu saudaram as novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo português, num comunicado emitido à margem da cimeira da Zona Euro.

Numa declaração conjunta, Durão Barroso e Jean-Claude Trichet consideraram que estas medidas são «boas» e «ambiciosas» e que, desta forma, será possível cumprir o défice de três por cento em 2012 e de dois por cento em 2013.

A nota conjunta destaca ainda o compromisso assumido por Portugal para tratar das vulnerabilidades do sistema financeiro, depois de Lisboa ter reconhecido que é necessário melhorar o financiamento do sistema bancário.

Este documento faz ainda referência às reformas no mercado de trabalho e destaca o facto de Portugal ter identificado correctamente ineficiências do sistema judicial como um obstáculo importante à actividade económica.

Barroso e Trichet entendem ainda que as reformas anunciadas no mercado imobiliário têm efeitos potencialmente positivos tanto na actividade e mobilidade do trabalho e na limitação do endividamento das famílias.

A nota termina ainda com o aviso de que o Banco Central Europeu vai acompanhar a implementação destas medidas, dando continuidade ao contexto de uma vigilância reforçada.

Ontem às 23:39-TSF online

Sem comentários: