quarta-feira, 23 de março de 2011

PEC: Infelizmente vem aí uma crise política - Líder parlamentar do PS

Lisboa, 22 mar (Lusa)

O líder parlamentar do PS afirmou hoje que já não acredita num acordo com o PSD em torno do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) e lamentou que, “infelizmente”, Portugal se prepara para uma crise política.

As palavras de Francisco Assis foram proferidas a meio da reunião da Comissão Política Nacional do PS, durante a qual o secretário-geral socialista, José Sócrates, reiterou que deixará de ter condições para governar se o PEC for obstaculizado na Assembleia da República.

Em declarações aos jornalistas, o líder parlamentar do PS manifestou-se descrente na possibilidade de ainda poder haver um consenso mínimo parlamentar em torno do PEC.

“Não creio agora que esse acordo [com o PSD] em torno do PEC seja possível. Infelizmente, vem aí uma crise política num momento particularmente nefasto”, declarou Francisco Assis.

De acordo com o líder parlamentar do PS, “caso se confirme [o chumbo do PEC], o Governo compreenderá que não tem condições para continuar em funções”.

“O primeiro-ministro sempre disse que não estava agarrado ao poder”,
disse, antes de fazer uma série de críticas ao PSD.

“Lamento profundamente que o PSD tenha apresentado uma resolução contra o PEC, visando a rejeição liminar da proposta do Governo, sem ter o cuidado de apresentar qualquer alternativa. O PSD quer claramente criar uma crise política em Portugal e nós deploramos esta atitude e comportamento, porque uma crise política irá agudizar os problemas económicos e financeiros do país”, acusou.

Para Francisco Assis, "no PSD, a vertigem do poder sobrepôs-se ao princípio da responsabilidade”.

PMF/Lusa

Sem comentários: