segunda-feira, 14 de março de 2011

PEC:Teixeira dos Santos quer "propostas concretas" da oposição e não "meras declarações de negação"

Bruxelas, 14 mar (Lusa)

O ministro das Finanças ofereceu hoje a abertura do Governo para discutir e negociar as novas medidas de austeridade anunciadas sexta-feira e espera que a oposição faça “propostas concretas” e não “meras declarações de negação”.

O Governo está disponível para discutir com os vários partidos”, disse Fernando Teixeira dos Santos à entrada de uma reunião em Bruxelas dos ministros das Finanças da Zona Euro.

O responsável governamental assegurou que o Governo está “aberto a sugestões e a negociar”, mas “gostaria de ouvir propostas concretas, propostas precisas, alternativas e não meras declarações de negação e de obstrução”.

O ministro das Finanças anunciou na sexta-feira o reforço das medidas de consolidação orçamental ainda em 2011 e até 2013.

O primeiro-ministro, José Sócrates, explicou na madrugada de sábado em Bruxelas no final de uma reunião dos líderes da Zona Euro que as medidas avançadas pelo Executivo para 2011 não precisam de ser aprovadas pelo Parlamento visto serem de redução da despesa, mas o mesmo não acontece para 2012 e 2013.

Entretanto o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou na mesma altura que essas medidas não contarão com o voto dos sociais-democratas.

FPB/ACC/Lusa

2 comentários:

A.R. disse...

Propostas concretas é o que ainda não se ouviu.

Rui Nuno Castro disse...

1 - subir em 1 ou 2% o imposto sobre os lucros das grandes empresas: EDP, PT, Bancos, Jerónimo Martins, etc. que, apesar da crise, continuam a apresentar lucros fantásticos!
2 - renegociar as parcerias público-privadas;
3 - acabar com o offshore da Madeira;
4 - impôr tectos aos vencimentos dos gestores das empresas públicas.
5 - acabar com a acumulação de vencimentos e reformas no exercício de cargos públicos;
6 - etc.

Resumindo: pôr aqueles que mais têm a pagar mais, tal como diz a cartilha socialista.

Beijos.