As sondagens à boca das urnas na Grécia dão uma ligeiríssima vantagem ao partido de centro-direita Nova Democracia sobre o Syriza (Coligação de Esquerda Radical).
A sondagem mostrada pela televisão Net, dá o Nova Democracia com entre 27,5% e 30,5%, e o Syriza com 27% contra 30%.
O PASOK (Partido Socialista) deverá descer ainda mais do que o esperado, com entre 10 a 12% dos votos, enquanto os Gregos Independentes se ficarão entre 6% e 7,5%, exactamente o mesmo projectado para o partido neonazi Aurora Dourada.
Se os resultados destas sondagens à boca das urnas (que correspondem a 75% dos votos) se confirmarem e o partido vencedor obtiver, como estimado, 130 deputados (correspondentes à percentagem da votação com os 50 deputados extra concedidos por lei ao vencedor), a decisão sobre que Governo sairá desta eleição poderá ficar nas mãos do PASOK, já que independentemente de qual partido for o primeiro, a Esquerda Democrática, que seria o parceiro “natural” de coligação com o Syriza, poderá não conseguir deputados suficientes para que os dois se juntem e formem uma maioria.
O primeiro líder político a falar foi Nikolaos Michaloliakos, do Aurora Dourada. Com ar zangado, bandeira grega à esquerda e uma águia à direita, assumiu o quarto lugar e declarou, para os seus opositores: “Vocês perderam!”
Há quem lembre quem em 2000 as sondagens à boa das urnas deram uma vantagem de 0,5% ao Nova Demoracia sobre o PASOK. Mas os socialistas acabaram por vencer por uma margem de 1%.
17.06.2012 - 17:15 Por:Público, Maria João Guimarães, em Atenas
Notícia actualizada às 17h53
Sem comentários:
Enviar um comentário