quinta-feira, 21 de junho de 2012

PS vai abster-se na moção de censura ao Governo

O PS vai abster-se, na segunda-feira, no Parlamento, na votação da moção de censura do PCP ao Governo. Os socialistas discordam da fundamentação da iniciativa dos comunistas, contudo alegam, por outro lado, que o PS também é oposição ao Executivo.
A posição dos socialistas foi transmitida pelo líder parlamentar, Carlos Zorrinho, no final de uma reunião da Comissão Política do PS, que durou cerca de três horas.Carlos Zorrinho referiu que, durante a reunião, não houve votação sobre o sentido de voto dos deputados socialistas face à moção de censura do PCP, mas adiantou que a opção pela abstenção “foi consensual”.“O PS é oposição a este Governo, mas não deseja uma crise política e não acompanha as propostas de criar esse contexto de crise política feita por um partido [o PCP] que não tem qualquer alternativa construtiva para o país. Por isso, o PS vai abster-se na votação da moção de censura que foi apresentada pelo PCP”, declarou o líder parlamentar socialista.Interrogado sobre o motivo por que não votam contra a moção de censura do PCP, tendo em conta que estão contra a fundamentação desta iniciativa, Carlos Zorrinho referiu que “o PS se assume como oposição ao Governo”.“Há muitas razões para censurar o Governo e a política que está a ser posta em prática não é uma boa política. O PS não está ao lado do Governo, mas é construtivo e a moção de censura do PCP não contribuiria em nada para resolver os problemas dos portugueses”, sustentou.Confrontado com a acusação do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, de que o PS está “em cima do muro”, Carlos Zorrinho rejeitou e contrapôs: “O PS está no centro das preocupações das pessoas”.“Há em Portugal três espaços políticos marcados: o da direita seguidista, sem capacidade de desenvolvimento do país; o de uma esquerda retórica sem propostas construtivas; e o do PS, partido que nos planos europeu e nacional luta para criar melhores condições para o futuro do país”, acrescentou.
21.06.2012 -Por:Público/Lusa

2 comentários:

São disse...

Lamentavelmente, o Partido Socialista abstèm-se!!

Mas que crise política se provocaria se o PS votasse a favor?!

Tenho pena que se mantenha esta posição dúbia e vejo-me obrigada a concordar (eu que jamais votei nem votarei PCP) com Jerónimo de Sousa!

Os meus cordiais cumprimentos, meu caro Osvaldo.

Osvaldo Castro disse...

São,
Compreendo a S/ posição...mas trata-se de uma mera questão de táctica...O PCP erige o PS em inimigo principal...isso perturba a necessidade de conversar à esquerda.
Abraço,
OC