sexta-feira, 13 de julho de 2012

A clareza do argumentário do presidente Moura Ramos

Vale a pena ouvir a cuidadosa e pedagógica entrevista que o presidente do Tribunal Constitucional concedeu hoje a Flor Pedroso, na Antena 1. Verdadeiramente, o Professor Rui Moura Ramos, que até votou vencido o acórdão sobre a suspensão dos subsídios de férias e de Natal, clarifica e explica, ponto por ponto, as complexidades e subtilezas da decisão dos juízes do Tribunal a que preside e cuja decisão faz questão de respeitar.
E nem deixa de lamentar que alguns membros do governo se tivessem precipitado em apressados comentários, que só permitem concluir que a leitura desatenta de peças jurídicas complexas não é boa conselheira... 
E deixa uma importante sugestão...que se não confunda na relação público/privado que o Acordão, a tal propósito, não aborda apenas os rendimentos do trabalho, já que não ignora os rendimentos do capital...Como aqui se pode ler... 

5 comentários:

EGR disse...

Pois foi. Mas para o Dr. Passos Coelho a entrevista foi "politica. E o seu conteudo resultou apenas do facto de o Dr. Rui Ramos estar de saída da Presidencia do Tribunal Constitucional.
O Dr.Passos Coelho ou não sabe quem é o Dr. Rui Ramos, ou então quis propositadamente duvidar da seriedade intelectual daquele.
Qualquer das hipóteses é lamentavel.

Quase anónimo disse...

Ao contrário da cuidadosa e pedagógica intervenção de Rui Moura Ramos, o "amigo" Passos, qual coelho na já costumada fuga para a frente, apressou-se a dizer, se bem percebi, que aquela intervenção era característica de alguém "que está de saída".
Enfim, mais uma tirada infeliz na senda da justificação do comentário apressado inicial sem que tivesse tido a preocupação de ler o acórdão.
Próprio de quem não está capacitado para enfrentar as adversidades e muito menos de governar o país.

Anónimo disse...

Todas as vezes que o "Walking Joke" é confrontado com qualquer situação que fuja aos chavões, que aprendeu na cartilha do partido,é para asnear.É confrangedor, um povo ser governado por gentalha de índole tão rasteira!!!

Osvaldo Castro disse...

Car@ EGR,
De facto, Passos Coelho insiste em pôr em causa a idoneidade do presidente do Tribunal Constitucional e do conjunto dos seus Juízes...Assim procedeu na entrada de um teatro de Lisboa e agora a propósito da entrevista à Antena 1...
É verdadeiramente lamentável vindo do "chefe do governo"...
Obrigado pela S/ visita,
Volte sempre,
Osvaldo Castro

Osvaldo Castro disse...

Meu Caro Quase Anónimo,
Tem toda a razão...Passos Coelho foi "brifado" sobre o Acórdão...mas não o leu, pelo menos no dia em que aquele foi publicado...Em matérias daquele teor, complexas e que precisam de segundas leituras, o primeiro ministro devia ser mais prudente e ponderado...
E é de uma rara infelicidade referir-se à próxima cessação de mandato do Prof. Moura Ramos...é que ele votou vencido no Acórdão, mas decidiu respeitar a decisão maioritária dos Juízes, e nessa esteira,assumiu a honorável qualidade que tem de presidente e procurou explicar cabalmente o pensamento da larga maioria dos conselheiros...!Mas o 1º ministro conhece mal, ou finge, o peso das instituições...!
obrigado pela S/ visita,
Volte sempre,
Osvaldo Castro