domingo, 29 de julho de 2012

António Costa assume “algumas qualidades” para ser secretário-geral do PS

Concentrado na vida autárquica, António Costa admite que houve alturas em que quis ser secretário-geral do PS e que tem mesmo “algumas qualidades” úteis para a função, mas lembra que este não é o momento para colocar a questão.
Cinco anos depois de ter tomado posse como presidente da Câmara de Lisboa, a 1 de Agosto de 2007, o ex-ministro da Administração Interna diz, em entrevista à agência Lusa, que governar um município “tem de implicar um grande gosto” e disponibilidade permanente, envolvendo um grau de exigência “muito superior a ser membro do Governo”. Há alguns anos não se imaginava à frente da autarquia da capital, mas, de qualquer forma, entende que não se escolhe o que se quer fazer na política: “Já vi gente tão infeliz com imensos sonhos de vida que não realizaram e o que tenho visto é que a vida política é menos aquilo que nós queremos que seja, mas aquilo que em cada momento uma pessoa pode ser em função da utilidade que tem”. Sobre a possibilidade de ser secretário-geral socialista, como defenderam já várias figuras do partido, António Costa considera que “nunca se verificaram as circunstâncias” para assumir o cargo. “Houve alturas em que eu queria e não podia ser, houve alturas em que eu queria e havia pessoas mais bem colocadas, houve alturas em que não queria. Essas perguntas não se fazem em abstracto, fazem-se no momento certo, quando as oportunidades existem. Neste momento é um problema que não se coloca, o PS tem um líder. Se um dia estiver em discussão, poder-me-á fazer a pergunta e logo verei que resposta estarei em condições de dar”, afirma. Por isso, e apesar de assumir que poderá voltar a candidatar-se nas autárquicas de 2013, a hipótese não está excluída. “Se me perguntar se eu posso ser guarda-redes do Benfica, digo-lhe claramente não posso ser guarda-redes. Ser secretário-geral do PS é diferente. Acho que tenho algumas qualidades que poderia mobilizar a favor dessa função. É uma pergunta que se pode fazer em abstracto, não se pode é responder em abstracto”, sustenta. (LER MAIS)
29.07.2012 -Por: Público,Lusa

2 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

"o PS tem um líder."

Tem?

Osvaldo Castro disse...

Caro Rogério,

Claro que tem até vários líderes,gente destacada e de muita qualidade...Ou pergunta pelo Secretário-Geral?Claro que também tem,é o António José Seguro...
Abraço,
OC