terça-feira, 10 de julho de 2012

ESPANHA: Marcha negra aproxima-se de Madrid para manifestações


As duas colunas principais da marcha negra dos mineiros do carvão chegam hoje aos arredores de Madrid, depois de 17 dias de caminhada de protesto desde o norte do de Espanha e antes das manifestações previstas para esta semana.
No domingo, as duas colunas - uma identificada como a coluna de Aragão e outra como a coluna Norte - pernoitaram já dentro da Comunidade de Madrid, depois de duas semanas de caminhadas que culminarão com protestos, no centro da capital, na terça-feira na Portal do Sol e na quarta-feira, em frente ao Ministério da Indústria.
Os mineiros, que fizeram mais de 400 km a pé, prometeram manter os protestos contra os cortes do Governo nos subsídios ao setor que, afirmam, afetarão direta e indiretamente mais de 25 mil pessoas. "Não vamos parar. Não podemos parar. Estamos sem nada e vamos ficar sem trabalho", afirmou um dos mineiros coluna Norte.Entretanto, nas Astúrias, e em solidariedade com os mineiros em marcha, continuam os cortes de estradas em vários pontos da região. Três mineiros foram detidos depois de confrontos com as forças de segurança nos túneis onde os manifestantes tentaram colocar uma barricada.
Há barricadas e cortes em várias outras estradas da região.
por: Lusa,dn.pt, editada por Patrícia Viegas-Ontem

Sem comentários: