quinta-feira, 12 de julho de 2012

Portugal devia mostrar relatório sobre pobreza à troika,diz Bruto da Costa

Para o Professor Alfredo Bruto da Costa, a aplicação das medidas de austeridade faz com que Portugal acabe por não cumprir a Carta Social Europeia à qual o país está «vinculado».
O sociólogo Alfredo Bruto da Costa considera que o Governo deveria «confrontar» a troika com o relatório do Conselho da Europa que dá conta da pobreza de muitas crianças e idosos portugueses.
Este especialista em questões de pobreza lembrou que as preocupações do comissário dos Direitos Humanos da Conselho da Europa expressas nesse relatório «dizem respeito a direitos consagrados na Carta Social Europeia».
Bruto da Costa frisou que Portugal está «vinculado» a esta carta, mas suspeita que a troika pouco se importará com a pobreza em Portugal porque representa a «outra Europa que não vê mais do mercados financeiros, dívidas e equilíbrios orçamentais».
Este ex-membro do Comité Europeu de Direitos Sociais do Conselho da Europa lembrou ainda que neste relatório está inscrita uma «exigência de um outro órgão internacional igualmente europeu e prestigiado de que Portugal faz parte».
Considerando que com as medidas de austeridade aplicadas, Portugal acaba por não cumprir a Carta Social Europeia, Bruto da Costa explicou que as «crianças são vítimas da pobreza em que caem as suas famílias».
Este sociólogo lembrou que as crianças «não têm as defesas de um adulto» e assinalou que os idosos, que também sofrem com a pobreza, «são mais vulneráveis e não têm defesas e têm menos proteção».
10 JUL 2012, às 21:33-TSF


2 comentários:

São disse...

Estou de acordo com Brutoa da Costa nos dois pomtos: a troika deveria ser confrontada com a situação dramática da população portiguesa, mas também não creio que o facto lhes importasse minimamennte!

Bom dia, caro amigo.

Osvaldo Castro disse...

São,
Sim, assim parece...mas o confronto de ideias fortes, com a pertinácia de Bruto da Costa, pelo menos, envergonharia os membros da troika...
Cumprimentos,
OC