sexta-feira, 27 de julho de 2012

Número de casais desempregados quase duplica num ano

O número de casais com ambos os cônjuges desempregados quase duplicou em junho face a igual mês de 2011 e já atinge os 8.316 casais, o valor mais elevado desde que esta informação é divulgada.
De acordo com os dados recolhidos pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em junho deste ano, face a junho do ano passado, há mais 3.990 casais (um aumento de 92 por cento) a garantirem a sua sobrevivência com as prestações sociais pagas pelo Estado.
 Este universo representa 5,5 por cento do total de desempregados casados ou em união de facto inscritos no centro de desemprego (304.448 pessoas).
 De acordo com o IEFP, desde julho de 2011 que se regista um aumento em cadeia do número de desempregados em que ambos os cônjuges estão desempregados, tendo-se registado em junho de 2012 o número mais elevado desde que esta informação é recolhida (outubro de 2010).
 No final do mês passado, dos desempregados inscritos nos centros de emprego, 49,6 por cento eram casados ou viviam em situação de união de facto.
 O aumento do desemprego foi mais acentuado nas uniões de facto (137,1 por cento) em termos homólogos.
 De acordo com os dados divulgados na semana passada pelo IEFP, o número de inscritos nos centros de emprego aumentou 24,5 por cento em junho em termos homólogos e 0,7 por cento face ao mês anterior, para 645.995 desempregados.
Hoje-Diário Digital com Lusa

Sem comentários: