sábado, 28 de julho de 2012

Funcionários públicos vão ser mais penalizados do que os privados

No próximo ano, os trabalhadores do Estado não ficarão sem subsídios, mas voltarão a ser mais penalizados do que os colegas do privado.
O princípio de que a austeridade deve recair mais sobre os trabalhadores do Estado, que tem sido defendido por Paulo Portas, é partilhado pelo primeiro-ministro e pelo ministro das Finanças, e deverá enformar o Orçamento do Estado para 2013.A solução em que Vítor Gaspar está a trabalhar, para contornar o acórdão do Tribunal Constitucional que chumbou os cortes nos subsídios dos funcionários públicos e pensionistas (que valiam dois mil milhões), vai manter a discriminação entre os dois mundos. A penalização maior sobre os funcionários do Estado vai repetir-se no ano que vem, embora de forma menos acentuada do que em 2012."Equidade não significa ser igual", afirmou ao Expresso um membro do Governo, insistindo na tecla das vantagens que os trabalhadores do público já têm sobre todos os outros - no que toca à média salarial, à segurança no emprego e ao sistema de saúde. "Vamos continuar a tratar de forma diferente o que é diferente, e a equidade é isso mesmo", acrescenta a mesma fonte.
Filipe Santos Costa (www.expresso.pt)-28 de julho de 2012

2 comentários:

folha seca disse...

Caro Osvaldo
Creio que há uma falsa ideia a propósito deste tema.
Grande parte da empresas privadas (salvo uma minoria que vive da exportações) Sobrevive à custa do consumo interno. Quanto menos dinheiro houver em circulação menos esses empresas vendem. O numero de falências e consequentemente os desempregados que gera está aí para o mostrar.
por muito que reduzam os rendimentos dos funcionários publicos, há sempre um efeito negativo como se tem visto. Menos impostos e mais despesas nas prestações sociais.
Abraço
Rodrigo

Osvaldo Castro disse...

Caro Rodrigo,
Claro que há uma falsa ideia propalada pela direita política e pelos sectores que estão imiscuídos nos interesses económicos...aqui falo da direita económica...Todos fingem ignorar o papel dos funcionários públicos e também dos pensionistas do estado, para efeitos do crescimentos da economia, mormente pela via do consumo interno.
As ideias ficcionadas por Passos, Portas e Gaspar, se postas em prática, vão arruinar ainda mais os portugueses e a generalidade da economia, sector privado incluído...
Razão por que estou completamente de acordo com os argumentos que alinhaste no comentário que fizeste.
Abraço,
OC