quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Desemprego: Seguro “cada vez mais preocupado” com aumento de inscritos nos Centro de Emprego

Marinha Grande, 14 dez (Lusa)
O secretário-geral do PS, António José Seguro, disse hoje estar "cada vez mais preocupado" com os números relativos ao desemprego em Portugal, sobretudo com o de longa duração e aquele que afeta os jovens.

O socialista reagiu desta forma aos mais recentes dados do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP) que indicam que o o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em novembro subiu 6,7 por cento face ao mesmo mês de 2010 e 2,9 por cento face a outubro.

Ainda de acordo com os dados do IEFP aos quais a agência Lusa teve acesso, os 583.420 desempregados inscritos representavam 84,6 por cento dos 689.844 pedidos de emprego nesse mês - uma subida de 36.494 desempregados face a novembro do ano passado e mais 16.170 de outubro para novembro deste ano.

As declarações de António José Seguro foram realizadas no final de uma vista hoje efetuada a fábricas de moldes na Marinha Grande.

O secretário-geral do PS aproveitou para insistir na ideia de que "são necessárias políticas de estímulo às empresas", de forma a garantir liquidez, e controlar os custos de energia, assegurando a competitividade dos "setores que possam puxar pela economia".

Na Marinha Grande, o socialista definiu como chocante "ver empresas que têm encomendas, que têm clientes, mas não têm recursos financeiros para pré-financiarem e comprarem matérias-primas, sobretudo quando os níveis de desemprego são levados".

JYMC,(PMF)/Lusa

Sem comentários: