quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Revisão dos tratados “não vai ajudar” países em dificuldades, afirmam Socialistas Europeus

Bruxelas, 08 dez (Lusa)
O presidente do grupo socialista do Parlamento Europeu, o alemão Martin Schulz, defendeu hoje que uma alteração dos tratados da União Europeia “não vai ajudar” os países da zona euro em dificuldades.

“Um debate sobre a revisão dos tratados não vai ajudar os países em dificuldade a recuperar a confiança dos mercados financeiros”, disse Martin Schulz, antes de uma cimeira dos chefes de Estado e de Governo da UE em Bruxelas.

“Sou cético quanto a uma alteração do Tratado de Lisboa. Os cidadãos europeus não estão interessados em anos de debate sobre as estruturas e as instituições da União Europeia. Eles querem hoje ações decisivas para estabilizar o euro”, afirmou o eurodeputado social-democrata, criticando a chanceler alemã, Angela Merkel, que insiste numa alteração do tratado.

“A chanceler Merkel fala de uma democracia alinhada com os mercados e nós, nós queremos um mercado que respeite as regras da democracia”, sublinhou Schulz, que assumirá a presidência do Parlamento Europeu em janeiro próximo.

O eurodeputado alemão admitiu compreender “aqueles que rejeitam as negociações intermináveis com os países exteriores à zona euro”, embora acrescentando: “Mas não podemos permitir uma divisão da Europa a 17 países (os da zona euro) contra 10”.

A Alemanha e a França são a favor de uma alteração do tratado para nele consagrar um reforço da disciplina orçamental comum, com o objetivo de não se repetirem as derivas do passado, que contribuíram para a crise da dívida.

Qualquer alteração ao tratado da UE necessita da aprovação por unanimidade dos 27 Estados-membros, mesmo que as modificações apenas digam respeito aos 17 que integram a União Monetária.

Caso essa unanimidade dos 27 seja demasiado complicada de obter, Paris e Berlim ameaçaram já que recorrerão a um acordo limitado apenas aos países da zona euro, o que está a preocupar os restantes Estados-membros.

ANC/Lusa

Sem comentários: