quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Governo de Merkel representa uma Alemanha “paroquial e fechada”,diz Francisco Assis

Lisboa, 07 dez (Lusa)
Os atuais governantes de Berlim representam uma Alemanha "paroquial e fechada", disse hoje o deputado socialista Francisco Assis durante um debate parlamentar sobre o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

Na sua primeira intervenção no plenário da Assembleia da República desta legislatura, o antigo líder parlamentar do PS recordou as declarações recentes do antigo chanceler alemão Helmut Schmidt.

"Com a autoridade da sua inteligência e experiência, [Schmidt] lembrou-nos a todos com palavras sábias de que há uma outra Alemanha para lá da paroquial e fechada do universos dos seus atuais governantes", disse Assis.

Assis discursava no debate de uma proposta de resolução apresentada pelo Governo aprovando a criação do MEE - um fundo permanente para auxiliar países com problemas de dívida, que irá substituir o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF).

Assis disse que o PS "tem posições muito claras" quanto à resposta à crise das dívidas soberanas: "Mutualização das dívidas europeias - ou euro-obrigações", e exigir ao Banco Central Europeu que "atue como os [outros] bancos centrais mundiais, apoiando a moeda e a economia".

Na resposta a Assis, o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus, Miguel Morais Leitão, salientou o "consenso" existente entre os partidos da maioria e o PS, um fator "muito importante face à gravidade da situação na Europa", e que "nos distingue de outros países".

PGR/Lusa

Sem comentários: