domingo, 18 de dezembro de 2011

Óbito/Vaclav Havel:Teatro e música inspiraram a revolução do "dissidente" relutante

por:Dn.pt/Lusa-Hoje
Dramaturgo antes de político e "dissidente" relutante, Vaclav Havel presidiu a um país que ajudou a mudar através da contestação ao regime comunista inspirada tanto pelo Teatro do Absurdo como pelo rock dos Velvet Underground.

Vaclav Havel nasceu a 5 de outubro de 1936 em Praga numa família de empresários e intelectuais com pouca simpatia pelo comunismo.

Em 1951, depois de terminar o ensino obrigatório, Havel viu-se impedido pelo regime de continuar no ensino normal e tornou-se aprendiz num laboratório químico, ao mesmo tempo que estudava à noite.

A tentativa de revolta contra o domínio soviético que ficou conhecida como a Primavera de Praga de 1968 aprofundou o seu papel de resistência à opressão do bloco comunista sobre a sociedade checoslovaca, o que lhe valeu várias estadias na prisão.

Em 1977, foi um dos coautores da "Carta 77", um manifesto contra a opressão motivado pela prisão de uma banda de rock checoslovaca, os Plastic People of the Universe.

Como viria a afirmar mais tarde, a resistência à opressão também se fazia e inspirava na música, especialmente os discos "proibidos" para além da Cortina de Ferro de bandas ocidentais, como os Velvet Underground, de que Vaclav Havel era especialmente fã...

Sem comentários: