terça-feira, 24 de abril de 2012

Centenas de milhar podem ficar sem net em julho

por:dn.pt-Hoje
Piratas informáticos arranjaram maneira de dirigir utilizadores para os seus servidores. Computadores da NASA foram também afetados.
São mais de 300 mil utilizadores de computadores um pouco por todo o mundo que poderão perder o acesso à Internet a partir de 9 de julho, avisa o FBI na sequência da descoberta de mais um esquema de pirataria informática.
O FBI criou uma página (www.dcwg.org) que irá permitir aos utilizadores saberem se os seus computadores foram ou não afetados com um programa chamado DNS Changer, que servia de "porta de entrada" aos vírus informáticos. Esta fraude foi descoberta em novembro e levou à detenção de seis cidadãos da Estónia que utilizavam aquele programa para manipularem a publicidade na Internet e dirigir os utilizadores para servidores sob o seu controlo. Após a descoberta da fraude, o FBI substituiu aqueles servidores por outros, de transição, para evitar que os utilizadores afetados ficassem de imediato sem acesso net.
Será o desligar destes servidores de transição que poderá deixar cerca de 300 mil utilizadores sem ligação net a partir de 9 de julho se, entretanto, os computadores contaminados não tiverem sido limpos dos vírus. Só nos EUA foram afetados mais de 85 mil computadores, entre estes alguns da agência espacial NASA.
O esquema permitiu aos piratas informáticos ganharem 14 milhões de dólares.

Sem comentários: