quarta-feira, 11 de abril de 2012

Padre Lino Maia:Fim do SNS é "a morte dos mais carenciados"

por:dn.pt/Lusa-Hoje
O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), padre Lino Maia, disse hoje que "o fim do modelo social europeu e do Serviço Nacional de Saúde é a morte dos mais carenciados, dos mais pobres, dos mais desfavorecidos".
"À margem de uma reunião com o secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, o presidente da CNIS foi questionado pelos jornalistas sobre as declarações do ministro da Saúde, Paulo Macedo, que hoje no Parlamento declarou que a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não está assegurada.
"É muitíssimo preocupante e eu penso que não podemos dar esse facto como consumado. Julgo que ainda não se fizeram todos os percursos no sentido de assegurar a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. A implosão do Serviço Nacional de Saúde então é o fim de tudo", disse o presidente do CNIS.
Na opinião do padre Lino Maia, "se está em causa o modelo social europeu" é preciso "refletir um bocado", porque "o fim do modelo social europeu, o fim do Serviço Nacional de Saúde, é de facto o fim, a morte dos mais carenciados, dos mais pobres, dos mais desfavorecidos", alertou.
"Um Estado que não se preocupa com o futuro dos mais desfavorecidos é um Estado que não tem razão de ser, então vamos defender a anarquia. Penso que é absolutamente necessário salvar o Serviço Nacional de Saúde e que é possível", concluiu.

1 comentário:

São disse...

Um Governo que afirma ter que ser humilde face às IPSSs(sabendo nós os desmandos que muitas delas praticam...) . certamente, que irá agora ouvir o seu Presidente, não?

Francamente, duvido muito que isso aconteça!

Boa noite, meu amigo