domingo, 22 de abril de 2012

Presidenciais francesas:Forte participação em eleições com Hollande favorito

por:dn.pt-Hoje

Às 17h00 (menos uma em Portugal), a taxa de participação era de 70,59%, mesmo assim em recuo em relação aos 73,87% de 2007. O socialista François Hollande é dado como favorito nesta primeira volta frente ao Presidente Nicolas Sarkozy.
Os 44,5 milhões de eleitores franceses são chamados às urnas para escolher os dois candidatos que irão passar à segunda volta de 6 de maio. François Hollande, que votou em Tulle, na Corrèze, de manhã na companhia da companheira, a jornalista Valérie Trierweiler, disse estar atento a uma dia "muito importante".
Já Sarkozy, que votou em Paris com a primeira dama Carla Bruni, saudou a multidão que o esperava, mas não prestou declarações.
A acreditar nas últimas sondagens, Hollande deverá vencer esta primeira volta com 28,5% dos votos, apenas dois pontos de vantagem em relação a Sarkozy. Os dois homens estão muito á frente dos restantes oito candidatos. Marine Le Pen, da Frente Nacional (extrema-direita) deverá obter 15%, sendo logo seguida de Jean-Luc Mélenchon, da esquerda radical e surpresa da campanha, com pouco menos de 15%.
A segunda volta está marcada para dentro de duas semanas e deverão definir quem vai liderar uma das principais economias mundiais.

Sem comentários: