domingo, 29 de abril de 2012

Hollande pede vitória para França, Europa e para o mundo


O candidato socialista às presidenciais Francesas, François Hollande, pediu hoje, em Paris, uma vitória no próximo domingo, que, considerou, será uma vitória para a França, para a Europa e para o mundo.
"O que os franceses decidirem terá impacto na Europa. Nunca, como agora, uma eleição decidiu tanto na França como na Europa. Esta decisão é esperada em todo o lado. Vocês, cidadãos franceses, digam à Europa que ela deve reorientar-se em direção ao crescimento", afirmou o socialista, que as sondagens indicam que será o próximo Presidente francês.
François Hollande acrescentou que, à medida que o escrutínio se aproxima, "e que toma uma certa direção", ele tem sentido "as posições, incluindo as dos chefes de Governo conservadores da Europa, a evoluírem em função dos prognósticos".
"Mas não penso só na Europa. Quero também que a eleição do dia 06 de maio seja para a África, para a América Latina, para os continentes que olham para a França com esperança e admiração", disse ainda.
O ambiente era de festa, as luzes que caiam sobre a multidão que aplaudia o socialista eram azuis e vermelhas, a dizer bem com a França e com as cores da campanha. A cara de Hollande e a sua promessa de mudança estavam por todo o lado. O candidato começou a falar em cima das 16:00. Antes, furou pela multidão, acenou, deu autógrafos, beijou crianças.
O candidato criticou as "mentiras" que o recandidato, Nicolas Sarkozy, -- cujo nome não foi dito uma única vez -- "tem trazido à campanha", e criticou "o medo a que a direita recorre sempre".
"O sonho francês não é uma quimera", afirmou, repetindo as suas promessas de crescimento, igualdade, justiça, trabalho, solidariedade e união nacional e entre classes.
François Hollande prometeu ainda lutar contra as desigualdades fiscais: "Houve tantas injustiças! Deram aos privilegiados mais privilégios e colocaram o Estado -- o tesouro público -- a passar cheques às grandes fortunas e aos rendimentos mais elevados", disse. Agora, prometeu, será o inverso: "Vão ser as grandes fortunas e os maiores rendimentos a passar cheques ao tesouro público", afirmou.
O socialista terminou o comício com uma bandeira da França na mão direita e com uma bandeira da Europa na mão esquerda. Depois do hino nacional e do hino de campanha, voltou ao microfone para pedir aos franceses que não deem a vitória como garantida, e que saiam de casa para votar.
Enquanto Hollande falava, em Toulouse, as tropas do candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, começavam a reunir-se. O discurso do recandidato estava agendado para uma hora depois do de François Hollande. Os encontros de hoje foram o último duelo à distância antes do grande debate televisivo de quarta-feira, que se estima que será visto por 20 milhões de telespetadores.
A segunda volta das eleições presidenciais em França está agendada para o próximo domingo, 06 de maio.

Diário Digital com Lusa

Sem comentários: