domingo, 22 de abril de 2012

França:Sarkozy em silêncio, Hollande mostra-se "atento"

por:dn.pt-Hoje
O Presidente não fez declarações aos media, enquanto o socialista, favorito à primeira volta das presidenciais francesas, votou no seu bastião de Tulle, sublinhando um "momento importante". Os 44,5 milhões de eleitores franceses são chamados às urnas para escolher entre dez candidatos ao Eliseu.
"Estou atento, mobilizado e respeitoso. São os franceses que votam. O dia que agora começa vai ser longo. É um momento importante",
afirmou Hollande, deputado por Tulle, na Corrèze, centro de França, antes de depositar o seu voto. O favorito a esta primeira voltas das presidenciais francesas estava acopmpanhado da namorada, a jornalista Valérie Trierweiler.
Por volta do meio-dia (11h00 em Portugal), Nicolas Sarkozy votou num liceu do muito chic bairro XVI de Paris. De fato azul, o atual chefe do Estado fez-se acompanhar da primeira dama, a ex-modelo e cantora Carla Bruni. Depois de votar, Sarkozy saiu em silêncio, tendo apertado as mãos à multidão que ali se juntara.
As urnas abriram às 8h00 locais, menos uma hora em Portugal, e fecham às 20h00 locais. São então esperados as primeiras estimativas.
De acordo com as últimas sondagens, Hollande é favorito com 28% das intenções de voto, apenas dois pontos à frente de Sarkozy. Marine Le Pen, a candidata da extrema-direita surgia muito atrás, com 14 a 17% das intenções de voto. É assim quase certa uma segunda volta, marcada para 6 de maio.

Sem comentários: