segunda-feira, 2 de julho de 2012

Taxa de desemprego mantém-se nos 15,2 por cento, diz Eurostat


Segundo o Eurostat, Portugal não teve um aumento na taxa de desemprego pela primeira vez em oito meses, tendo o desemprego de pessoas abaixo dos 25 anos baixado uma décima.
A taxa de desemprego em Portugal manteve-se nos 15,2 por cento em maio, revelou o Eurostat, que continua a ser um dos países europeus com maior taxa de população ativa sem emprego.
Segundo os dados mais recentes do gabinete europeu de estatísticas, Portugal que manteve o número registado em abril, tem uma taxa de desemprego apenas inferior à de Espanha (24,6 por cento) e da Grécia (21,9 por cento em março) e semelhante à da Letónia (15,3 por centro em março).
Esta foi a primeira vez em oito meses que o desemprego não subiu, contudo, comparativamente há um ano atrás, Portugal registou um aumento de 2,5 pontos percentuais na taxa de desemprego (12,7 para 15,2 por cento).
Entre os jovens com menos de 25 anos, a taxa de desemprego registou um recuo ligeiro de uma décima, tendo descido de 36,5 para 36,4 por cento, sete pontos percentuais acima do que se registava há um ano, quando a taxa era de 29,4 por cento.
O Eurostat indicou ainda que a taxa de desemprego na Zona Euro subiu de 11 para 11,1 por cento e que na União Europa a subida foi também de uma décima para os 10,3 por cento.
Na União Europeia, há agora 24,8 milhões de desempregados mais 1,9 milhões que há um ano, ao passo que na Zona Euro há 17,5 milhões, mais 1,8 milhões que há 12 meses.
Hoje-TSF

Sem comentários: