sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NATO/Cimeira: Lisboa é "oportunidade importante" para aliados

Lisboa, 19 nov (Lusa)

"A cimeira da NATO de Lisboa é uma “oportunidade importante” para os aliados alinharem as suas posições sobre o processo de transição das responsabilidades de segurança no Afeganistão para as autoridades afegãs, disse hoje o presidente norte-americano.

Falando após uma reunião de trabalho no Palácio de Belém, Barack Obama manifestou “gratidão” às tropas portuguesas que estão a servir no Afeganistão juntamente com militares norte-americanos e o desejo de “continuação da excelente cooperação entre as forças armadas” dos dois países.

Em Lisboa, disse, pretende trabalhar com os parceiros da NATO e ISAF na nova fase de transição no Afeganistão, já a partir de 2011, que deverá culminará com a entrega a Cabul da liderança da segurança no país, até 2014.

“Esta cimeira é uma importante oportunidade para alinharmos uma abordagem para a transição no Afeganistão”, disse Obama.

O presidente norte-americano lembrou que Cavaco Silva, a seu lado nas declarações à imprensa, vai representar Portugal na cimeira da Aliança Atlântica, que decorre hoje e no sábado em Lisboa.

“A nossa reunião foi também uma oportunidade de reafirmar a forte parceria entre Estados Unidos e Portugal”, disse.

Obama lembrou que a base norte-americana nas Lajes, Açores, “oferece apoio crítico” às forças dos EUA e NATO no Afeganistão.

O facto de a cimeira se realizar em Lisboa é “muito apropriado”, afirmou, porque foi da capital portuguesa que os “grandes exploradores partiram para a descoberta de novos mundos”, um “portal da Europa, pelo qual passaram gerações de emigrantes e viajantes”, e também onde se juntaram os líderes europeus para assinar o acordo que “fortaleceu” a União Europeia.

“Agora viemos aqui novamente, para revitalizar a aliança da NATO para o século XXI e para fortalecer a parceria entre os Estados Unidos e a União Europeia”, disse Obama.

O presidente norte-americano deixou ainda agradecimentos ao Presidente e ao povo português por “tudo o que fizeram para tornar estas cimeiras num sucesso”.

“Quero agradecer-vos pela vossa hospitalidade. Estou confiante de que vamos ter duas cimeiras bem sucedidas”, disse Obama.

A cimeira da NATO decorre hoje e no sábado Lisboa. A cimeira UE-EUA realiza-se no sábado à tarde, também em Lisboa.

PDF/Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Sem comentários: