sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Portugal não devia estar a ser penalizado pelos mercados



Palavras de Jacques Laroisiére, ex-director-geral do FMI que na década de 80 avaliou Potugal.

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
A década de 80 "já foi" e não terá ficado isenta de problemas.
Segundo os analistas internacionais, muito mais do que os problemas orçamentais, é o fraco crescimento da economia, que penaliza Portugal nos mercados, sendo que também mudou a nossa avaliação do cenário de crescimento económico para Portugal.
O fraco crescimento real e potencial português resultará de uma perda drástica de competitividade e de alto endividamento público e privado. O país terá perdido a competitividade quando entrou no euro e perdeu quota no mercado das exportações para as economias emergentes devido ao aumento dos custos do trabalho e dos salários, que suplantou o crescimento da produtividade.
Acresce, talvez, a falta de poupança e o alto endividamento público e privado está à vista.
Coloco estas questões à sua consideração.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Ana Brito,

De acordo, o OE tem um tónus recessivo, o que vai agudizar os problemas de crescimento económico.E, evidentemente, a nossa competitividade está abaixo dos padrões médios, creio que também por responsabilidade dos empresários e não apenas dos trabalhadores.
Tudo questões que nos vão obrigar nos próximos 3/4 a nos a sacrifícios em matéria de rendimento e que implicarão a consciência redobrada de que todos teremos de produzir mais e melhor.
Abraço Amigo,
OC