domingo, 30 de janeiro de 2011

Líder da oposição ElBaradei juntou-se aos manifestantes no Cairo

(foto AFP/Mohamed Abed)
"Enquanto aviões de caça, helicópteros e outros veículos militares vigiam a capital egípcia, o líder da oposição Mohammed Elbaradei juntou-se aos milhares de manifestantes que continuam a protestar na praça Tahir, no Cairo, centro principal das manifestações.
Segundo avança a Reuters, Elbaradei não fez nenhuma declaração aos jornalistas, mas entrou na praça de mãos dadas com alguns dos manifestantes.

A praça Tahrir tem sido palco de confrontos nos últimos dias entre a polícia e manifestantes que protestam contra o regime do presidente Hosni Mubarak.

Milhares de manifestantes no local eram hoje, domingo, vigiados por um contingente militar que delimitou um perímetro em torno da praça, mas a atmosfera era menos tensa.

"Os soldados são nossos, são do povo", disse um dos manifestantes à Lusa, enquanto outro criticou a actuação da polícia, acusando-a de, concertadamente com o regime, "fazer as pessoas sentirem-se inseguras e usar o seu descontentamento como desculpa para matar inocentes".

Entretanto, a administração Obama revelou que não começou ainda a discutir a possibilidade de suspender a ajuda americana ao Egipto, assegurou hoje a secretária de Estado, Hillary Clinton.

A chefe da diplomacia americana sublinhou que o presidente egípcio, que é contestado pela população, ainda não fez o suficiente pela democratização do país, mas mostrou ser partidária de "uma transição ordenada".

Enquanto isso, na praça de Tahir, a multidão insiste em pedir a saída de Mubarak."

(Continuar a ler no JN on line)

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Independentemente das "alianças", a verdade é que as manifestações são fortes e determinadas e calam cada vez mais a voz e o poder de Mubarak e ao conquistarem a rua a população reclama um regime diferente e que seja alternativo no sentido da democratização...
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

Carta a Garcia disse...

Ana Brito,
A persistência popular mantem-se, mas a situação tem tendência a agrava~-se com a falta de mantimentos e pelo cansaço acumulado dos que se mantêm há dez dias na Praça Tahrir, no Cairo.
Abraço Amigo,
OC