segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Merkel e Sarkozy querem novo Tratado a 27 ou a 17

5 de dezembro de 2011,Expresso online.pt
O Presidente francês e a chanceler alemã defenderam hoje um novo Tratado Europeu e sanções automáticas para os países com défices excessivos.
A Alemanha e a França defenderam hoje um novo Tratado europeu, para todos os 27 ou apenas os 17 da zona euro, e "sanções automáticas" para os países que não respeitem o limite ao défice de 3% do produto interno bruto (PIB).

Reunidos em Paris, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram também que os chamados 'eurobonds' (títulos de dívida europeia) não são "em caso algum uma solução para a crise".

França e Alemanha acordaram igualmente, segundo Sarkozy, na necessidade de realizar uma cimeira da zona euro "todos os meses" enquanto durar a crise.

Os dois países querem também que o fundo europeu de ajuda permanente entre em vigor em 2012 e não em 2013, como previsto até agora, e que as decisões sejam tomadas por maioria em vez de unanimidade.

As decisões no seio do futuro mecanismo europeu de estabilidade devem ser tomadas por maioria qualificada representando 85% das contribuições dos
Estados para esse fundo, afirmou o presidente francês, Nicolas Sarkozy, numa conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, em Paris.

Sem comentários: