segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Ler outras Cartas (dos Amigos...)

Coligações e emboscadas, "O Grande Zoo", Rui Namorado;

Coligação,"Causa Nossa",Vital Moreira;

Toxicodependência: corta...(?), "Sine Die", Eduardo Maia Costa;

Marcelo...a notícia e ocomentário,"Politeia", JMCorreia Pinto;

Si non é vero..."Incursões",Marcelo Correia Ribeiro;

Relatos de Kolimá,..."A Natureza do Mal",Luís Januário;

Declaração de interesses: todos os citados fazem o favor de ser meus amigos, há mais de 40 anos...com eles e outros calcorreei as pedras das calçadas das ruas de Coimbra, nas imediações da Universidade, na Praça da República ou na Baixa...por vezes a correr à frente da polícia.

Juntei-os aqui porque têm ou partilham blogues de referência. Mas sobretudo,porque foram, na generalidade, estudantes de excelência e porque, quase todos, conjuntamente com outros já desaparecidos, ou ainda, felizmente presentes, foram uma espécie de "direcção sombra da Crise Académica de 1969".

Até porque a larga maioria deles já tinha concluído a licenciatura, com uma notável excepção, a do Luís Carlos Januário, muito mais novo que os demais, e que por ser dirigente associativo no activo, bem me recordo dele nos calabouços das diversas cadeias por onde passámos.

Apetece-me dizer-lhes que não fiz link para o Prof.Orlando de Carvalho porque ele se distraíu,como sempre, à conversa sobre "a loucura lúcida", no Tropical ...mas que gostaria de ler os vossos bem diversos blogues, disso não tenho a menor dúvida.

Enquanto não vos encontro algures por aí, vou seguindo com grato prazer os vossos posts...que enriquecem a blogosfera na multiplicidade de opiniões e de pontos de vista.

Desculpem a maçada de vos "linkar",mas um tal grupo de bloggers, com origem naquela Universidade, estava mesmo a pedi-las...

Osvaldo Castro

2 comentários:

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Todos os Amigos abordam questões pertinentes e fundamentais e ainda bem que na sociedade contemporânea a Amizade ainda é um sentimento comprometido e de auscultação, assim como de disponibilidade, investimento e dedicação.
Felicidades, sucesso...para este grupo de Amigos que sempre soube arriscar algo de si pelo outro e sentiu o prazer de estarem juntos naqueles momentos, naqueles lugares, através de uma solidariedade que também, a mim, me enche de alegria como frequentadora de Coimbra e recordando as Amizades que ainda hoje o são e foram cultivadas em lugares como a Praça da República, o Tropical (uma segunda sala de aula e de convívio...) e outros...para quê repetir...Também recordo Orlando de Carvalho com saudade...um Mestre sempre disponível para a cavaqueira...
Hoje, Osvaldo, deixe-me ser cúmplice da vivência universitária coimbrã...que foi passando de geração em geração e que uniu pessoas das mesmas idades e de idades diferentes...A Escola de Coimbra deixou marcas inapagáveis em todos nós...
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito

JMCPinto disse...

Meu Caro Osvaldo

Um grande abraço pelo teu gesto sempre solidário e amigo. Sim, o Doutor Orlando faz falta. O Doutor Orlando dos anos sessenta que a todos nos marcou. Lembras-te: “Nossos só o silêncio e os ossos…”
Grande abraço
CP