quinta-feira, 18 de novembro de 2010

NATO/Cimeira: Novo conceito estratégico de Lisboa será marco histórico...

Lisboa, 18 nov (Lusa)

"O primeiro ministro, José Sócrates, afirmou hoje que a próxima cimeira da NATO será um “marco histórico” para a aliança, porque aprovará o “conceito estratégico de Lisboa”.

José Sócrates falava na abertura do Encontro de Jovens Atlantistas, no Parque das Nações, num discurso feito em português.

Para o líder do executivo português, a Cimeira da NATO, que na sexta feira começa em Lisboa, representa a “centralidade do prestígio que Portugal tem na cena internacional”.

“Esta cimeira vai ser sem dúvida um marco na história da NATO, porque, em primeiro lugar, aprovará um novo conceito estratégico da aliança e, depois, porque incluirá um conselho NATO/Rússia, consagrando uma relação de parceria”, afirmou.

Ainda de acordo com o primeiro ministro, esta cimeira será ainda histórica “porque será palco de decisões muito importantes no desenvolvimento da operação em curso no Afeganistão”.

Referindo-se ao novo conceito estratégico da NATO, José Sócrates salientou a importância de os 28 países aliados fazerem na capital portuguesa a afirmação de defesa coletiva face a “novas ameaças como o terrorismo, os ciberataques, o recrudescimento da pirataria ou à grande criminalidade organizada em torno do narcotráfico ou do tráfico de pessoas”.

“A outra marca característica do Conceito de Lisboa é a promoção das parcerias”, disse, assumindo depois a perspetiva que a NATO “não é o polícia do mundo e não pode nem deve pretender ser, por si mesma, o garante da segurança global”.

“A NATO é uma aliança regional, com autoridade e com recursos, mas, com as suas capacidades, é e deve ser um parceiro, conjuntamente com outros, para a gestão de crises e a promoção da segurança cooperativa”, sustentou.

Ou seja, para o primeiro ministro, o novo conceito “inscreve melhor a NATO no mundo multipolar e multilateral de hoje e referencia com mais clareza a sua contribuição para a segurança global no quadro do direito internacional e dos princípios das Nações Unidas”.

No novo conceito “abordagem global”, através do “uso combinado de meios civis e meios militares nas operações de estabilização e reconstrução”.

Na sua intervenção, José Sócrates manifestou ainda a sua convicção de que a cimeira de Lisboa será também “histórica” porque dará um “novo impulso à parceria entre NATO e Rússia”.

“Parceiros e não adversários; cooperantes e não rivais: é sobre este princípio, simples e claro, que se deve construir uma relação duradoura entre a NATO e a Rússia”, sustentou".

PMF/Lusa

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

2 comentários:

Comissão de Moradores do Largo das Calhandreiras disse...

Caro Dr.Osvaldo Castro
Deixamos no Largo um Prémio.
Sabemos que já tem, mas há sempre lugar para mais um.
Cumprimentos

Ana Brito disse...

Caro Amigo Osvaldo
Esta cimeira representa uma marca, um ponto estratégico no que concerne a missão da NATO e certamente que a definição de responsabilidades relativas à segurança será monotorizada com vista a um progresso decisivo e ascensorial no âmbito das relações internacionais.
Grande Abraço com Amizade :)
Ana Brito