sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Naufrágio/Resgate: Cinco dos seis pescadores já tiveram alta - Hospital de Leiria

náufragos foram encontradas numa balsa salva-vida

Leiria, 02 dez (Lusa)

Cinco dos seis pescadores vítimas do naufrágio da embarcação ‘Virgem do Sameiro' já tiveram alta e partiram para casa, a maioria para Caxinas, Vila do Conde, juntamente com os familiares.
Um pescador vai permanecer no Hospital de Santo André, em Leiria, no internamento de curta duração, por "mera precaução", devendo ser transferido para a unidade hospitalar da sua zona de residência, disse o diretor clínico da unidade, João Coucelo.
Três dos pescadores que tiveram alta entraram pelas 18:20 num autocarro cedido pela Câmara Municipal de Vila do Conde, sendo recebidos com aplausos pelos familiares.
O mestre da embarcação seguiu viagem num carro particular e outro dos sobreviventes rumou à Figueira da Foz, onde reside.
Num testemunho à saída das urgências do Hospital de Leiria, o irmão do mestre e proprietário da embarcação ‘Virgem do Sameiro’ revelou que, em alguns momentos, a tripulação perdeu a esperança de ser encontrada com vida.
"Psicologicamente estão bastante afetados, o que é normal, como devem calcular, para quem passou 60 horas à deriva no mar, naquelas circunstâncias", enfatizou Alfredo Coentrão.
Ao fim da tarde de quinta-feira, um navio mercante passou pelos pescadores - que saltaram para a balsa assim que se aperceberam de que a embarcação "estava a meter água" -, mas apesar de terem lançado um ‘very light’ não foram avistados, contou.
"Cada hora que passava era o desespero para os familiares", admite Alfredo Coentrão, sublinhando que era cada vez mais difícil acreditar, com o passar do tempo, mas "havia sempre aquela ponta de esperança" no sucesso das buscas.
Afinal, "saímos felizes desta tragédia", concluiu, emocionado.
Os seis tripulantes da embarcação de pesca ‘Virgem do Sameiro’ foram encontrados com vida a 12 milhas, cerca de 22 quilómetros, a noroeste do cabo Mondego.
O barco, registado na Póvoa de Varzim, estava desaparecido desde terça-feira e tinha reportado pela última vez a sua localização quando se encontrava a cerca de 16 milhas a oeste da Figueira da Foz.
JYMC/JLS/Lusa

Sem comentários: