quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cada português gasta em média 140 euros por ano em bacalhau

30.11.2011-Por:Público.pt, Ana Rute Silva
O “fiel amigo” está na mesa dos portugueses desde sempre e, apesar do contexto económico menos animador, não há sinais de que o seu consumo vá sofrer quebras em época natalícia. A representação em Portugal do Conselho Norueguês das Pescas não faz previsões negativas para as vendas de bacalhau e espera ter, só em Dezembro, 11 mil toneladas vendidas. Em meses “normais”, compram-se em média três mil toneladas.

De acordo com dados avançados hoje por Christian Bue Nordahl, representante deste organismo, venderam-se o ano passado 62 mil toneladas de bacalhau, produto que para os super e hipermercados se situa entre a segunda e a quarta categoria mais valiosa. “Entre Janeiro e Outubro, o gasto médio por lar é de 70€”, revelou. Em 2010, cada família gastou um total de 140 euros e 85% dos lares consumiram bacalhau. Portugal consome um quarto do bacalhau que se pesca em todo o mundo e, com a recessão mundial, cada vez mais pessoas optam pela versão crescido, em vez de graúdo, mais dispendiosa.

“Portugal é o mais importante destino das exportações de bacalhau da Noruega”, reforça Christian Bue Nordahl. Citando dados da empresa de estudos de mercado Kantar, o representante em Portugal do Conselho Norueguês das Pescas disse ainda que mais de 60% dos portugueses vão comprar este peixe nas próximas semanas.

“Este ano, aparentemente as pessoas estão a adiar a compra para mais próximo do Natal, o que vai provocar filas e tempos de espera em lojas cheias”, prevê.

A partir de hoje, todo o bacalhau pescado na Noruega e a arinca passam a ostentar o certificado de sustentável, seguindo as normas MSC para a gestão sustentável da pesca.

Sem comentários: