quinta-feira, 10 de novembro de 2011

UE/Previsões: Bruxelas antecipa recessão em Portugal de 3% em 2012, a maior da zona euro

Bruxelas, 10 nov (Lusa)
A Comissão Europeia prevê que Portugal registe uma recessão de 3 por cento do PIB em 2012, um cenário ainda mais pessimista que o do Governo (2,8 por cento) e o valor mais negativo da zona euro.

Nas suas previsões económicas do outono, hoje divulgadas, o executivo comunitário estima que Portugal tenha uma diminuição do Produto Interno Bruto (PIBN) de 1,9 por cento este ano, neste caso um valor em linha com aqueles projetado pelo Governo.

Já para o próximo ano, as previsões de Bruxelas são mais pessimistas que as de Lisboa, e isto já depois de o Governo português no mês passado ter revisto em forte baixa, para 2,8 por cento, o cenário esperado no final de agosto, que projetava uma queda de apenas 1,8 por cento, a mesma previsão que Bruxelas tinha em maio passado, por ocasião das suas previsões da primavera.

De acordo com as previsões do executivo comunitário, Portugal e Grécia serão os únicos países da zona euro e da União Europeia com uma contração tanto em 2011 como em 2012, estimando Bruxelas que a economia grega recue 5,5 por cento do PIB este ano e 2,8 por cento em 2012 (inferior portanto ao recuo em Portugal previsto para o próximo ano).

Já para 2013, a Comissão prevê que todos os países conheçam crescimento, incluindo Portugal, na ordem dos 1,1 por cento, isto num cenário de políticas inalteradas.

ACC/PPF/Lusa

Sem comentários: