quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Grécia : Papandreu vai encontrar-se com o chefe de Estado e pode demitir-se

Atenas, 03 nov (Lusa)

O primeiro ministro grego, Georges Papandreu, vai encontrar-se com o Presidente da República e pode demitir-se segundo fontes citadas hoje pela BBC.

De acordo com a estação de televisão britânica o primeiro-ministro que está reunido de emergência com membros do governo vai encontrar-se ainda hoje com o Presidente da República, Carolos Papoulias.

Segundo a Constituição grega, a demissão do primeiro-ministro não obriga necessariamente a realização de eleições legislativas antecipadas e permite ao Presidente da República conseguir "uma maioria governamental" num prazo máximo de nove dias.

Neste caso, se não for possível uma maioria no seio do Partido Socialista (PASOK), o chefe de Estado pode tentar formar um governo de coligação com representantes da oposição parlamentar

Hoje, duas deputadas socialistas anunciaram que não vão votar a moção de confiança ao governo de Papandreu que pode perder a maioria no Parlamento noticiou hoje a televisão pública NET.

De acordo com a notícia da estação de televisão, o governo pode ainda, teoricamente, fazer passar a moção de confiança em função do número de deputados que vão participar na votação no Parlamento de Atenas, sexta-feira, apesar de ser improvável que consiga votos suficientes.

As duas deputadas estão contra o referendo sobre o plano de ajuda ao Euro proposto pelo primeiro-ministro que conta igualmente com a oposição de cinco ministros.

PSP/Lusa

Sem comentários: