sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Resgatados! Tripulantes de pesqueiro desaparecido ao largo da Figueira da Foz encontrados vivos

Lisboa, 02 dez (Lusa)
Os seis tripulantes da embarcação de pesca "Virgem do Sameiro" foram hoje encontrados com vida a 12 milhas, cerca de 22 quilómetros, a noroeste do cabo Mondego, disse à agência Lusa o porta-voz da Marinha.

Os seis tripulantes foram detetados pelo helicóptero da Força Aérea às 11:03 e às 12:00 já tinham sido resgatados, encontrando-se a bordo do helicóptero que os vai transportar para a Base Aérea de Monte Real onde vão ser assistidos por equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Marinha Portuguesa, comandante Alexandre Santos Fernandes, disse que os seis homens foram detetados na balsa salva-vidas pelo helicóptero da Força Aérea que colaborava nas operações de busca e salvamento.

O comandante Santos Fernandes contou que as buscas começaram quinta-feira à tarde e continuaram durante toda a noite com a participação do navio patrulha oceânico “Viana do Castelo” e até às duas da manhã por um C295 da Força Aérea.

“Hoje de manhã, as buscas foram reforçadas com a participação de meios aéreos e uma embarcação salva-vidas da capitania da Figueira da Foz e foi também reforçado com um helicóptero EH101 que tinha uma missão de treino planeado mas que se juntou às buscas e encontrou a balsa com os seis tripulantes a bordo”, contou.

O comandante Santos Fernandes disse ainda que assim que for possível vão falar com os tripulantes para tentar saber o que aconteceu em concreto.

O barco de pesca “Virgem do Sameiro”, com pelo menos seis pessoas a bordo, desapareceu na terça-feira ao largo da Figueira da Foz.

A Marinha Portuguesa foi alertada às 10:20 de quinta-feira e de imediato acionou para o local o navio-patrulha oceânico “Viana do Castelo, um barco salva-vidas e uma embarcação de alta velocidade da Capitania do Porto da Figueira da Foz, com o apoio de um avião da Força Aérea.

O porta-voz da Marinha, Alexandre Santos Fernandes, disse à Lusa na quinta-feira que as buscas, sem sucesso, estavam a ser realizadas entre o Cabo Mondego, na Figueira da Foz, e a praia do Pedrógão.

DD/MCL/JLS/Lusa

Sem comentários: