segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Madeira/Contas: 'Troika' diz que buraco nas contas públicas é "má surpresa"

Lisboa, 19 set (Lusa)

O buraco nas contas públicas da Madeira descoberto na semana passada foi uma “má surpresa”, disse hoje à agência espanhola EFE um representante da ‘troika’ em Lisboa.

Em declarações à EFE, o porta-voz comunitário acrescentou que deverão ser feitas novas análises de modo a avaliar o impacto total dos números apontados pelo Instituto Nacional de Estatística e pelo Banco de Portugal na economia nacional antes de serem aplicadas novas medidas de equilíbrio orçamental.

Desde quinta-feira que representantes europeus e do Fundo Monetário Internacional (que compõem a ‘troika’) estão reunidos em Lisboa para acompanhar os desenvolvimentos das medidas estabelecidas no âmbito do memorando de entendimento.

Já na sexta-feira, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, tinha afirmado que o Eurostat foi informado da existência de omissões nas contas da Madeira, que classificou com uma “surpresa que não é, de todo, bem-vinda”.

O INE e o Banco de Portugal divulgaram na sexta-feira uma nota onde dão conta que nas últimas semanas receberam dados que dão conta de encargos assumidos pela Administração Regional da Madeira que não foram pagos e não foram reportados às duas entidades que apuram as contas nacionais portuguesas.

A irregularidade, considerada grave pelas duas entidades e pelo Ministério das Finanças, vai obrigar à revisão dos défices de 2008 a 2010, para incluir no défice orçamental português 1.113,3 milhões de euros só nestes três anos, a maior parte (915,3 milhões de euros) a incluir em 2010.

O impacto estimado no défice de 2008 é de 139,7 milhões de euros (0,08 por cento do PIB), em 2009 de 58,3 milhões de euros (0,03 por cento) e em 2010 915,3 milhões de euros (0,53 por cento).

TDI. (ACC/NM)/Lusa

Sem comentários: