sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Maria de Belém eleita presidente por larga maioria

por: Lusa/DN, Hoje

Os delegados ao XVIII Congresso Nacional do PS elegeram hoje por larga maioria a ex-ministra Maria de Belém para o cargo de presidente do partido substituindo Almeida Santos, que ocupava este lugar desde 1992.

Maria de Belém obteve 746 votos favoráveis numa votação na qual participaram 788 delegados.


Por larga maioria, foi igualmente eleita a comissão de honra do Congresso, que inclui quase todos os ex-líderes do partido, cuja referência mereceu muitos aplausos da sala - incluindo o ex-secretário-geral e primeiro-ministro José Sócrates - mas a primeira ovação de pé foi para o ex-Presidente da República Mário Soares, que regressou às reuniões magnas dos socialistas, 25 anos depois.

O segundo maior aplauso do início do Congresso foi para a passagem de testemunho de Almeida Santos para Maria de Belém, selada com um abraço.

A sessão de abertura do XVIII Congresso do PS arrancou hoje às 19:15, quinze minutos depois da hora prevista, e após a realização de quatro grupos de trabalho paralelos.

Emprego, Europa, Combate à Corrupção e Modernização do PS foram os temas dos debates temáticos, que contaram, entre outros, com convidados como o antigo Presidente da República Mário Soares e o antigo ministro António Vitorino.

Sem comentários: