quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PS adverte para "agenda excessivamente recessiva" do Governo e quer crescimento como "primeira das prioridades"

Lisboa, 01 set (Lusa)

O PS manifestou hoje “enorme preocupação” pela “agenda excessivamente recessiva deste Governo”, advertindo que “ajustamentos muito rápidos podem pôr em causa completamente o crescimento económico” e defendendo que este deve ser “a primeira das prioridades”.

“Nós achamos que há medidas de disciplina que serão essenciais, mas que há sobretudo uma agenda de crescimento económico que tem de estar na primeira das prioridades, é por aqui que poderemos resolver o problema do desemprego, da dívida pública, portanto, não a podemos abandonar”, afirmou a líder parlamentar interina do PS, Maria de Belém.


A socialista falava aos jornalistas no final da reunião semanal do grupo parlamentar do PS, depois de ter sido questionada sobre as orientações inscritas no Documento de Estratégia Orçamental, apresentado na quarta-feira pelo ministro das Finanças.

A deputada do PS disse que o seu partido está “muito preocupado com aquilo que parece ser uma agenda excessivamente recessiva deste Governo” e citou mesmo declarações da atual diretora do FMI, Christine Lagarde.

“Invocava aqui as preocupações e orientações de Christine Lagarde, atual diretora do FMI, que disse ‘cuidado com os ajustamentos muito rápidos, porque podem pôr em causa completamente o crescimento económico’”, referiu, no final de uma reunião que se prolongou por mais de duas horas.

O secretário-geral do PS, António José Seguro, abandonou a reunião sensivelmente a meio, sem prestar declarações aos jornalistas.

Questionada sobre a eleição do futuro líder parlamentar do PS, Maria de Belém disse ainda não haver qualquer data marcada e que a votação pode acontecer tanto antes como depois do congresso.

“Esse não é um problema no PS, nem no seu grupo parlamentar”, acrescentou.

ATF/Lusa

Sem comentários: